26 de abr. de 2013

Seminário “Grilhões Aberto no Sertão"

Para comemorar os 129 Anos da Abolição da Escravatura no Ceará, o CEJA, João Ricardo da Silveira realizou no dia 21 de março de 2013  o Seminário “Grilhões Aberto no Sertão".

O Ceará foi a primeira província a libertar seus cativos, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea. O seminário também fez uma homenagem e resgate da memória dos nativos e negros que foram vilipendiados por conta da situação econômica de época, destacou ainda o Sobralense, Negro Cosme que ficou conhecido como o Imperador da Liberdade por ter sido um dos líderes da Balaiada, uma das mais temidas insurreições do povo negro já ocorridas no Brasil.

O evento foi destinado, sobretudo, aos alunos da modalidade presencial desta instituição de ensino, representantes do Movimento Negro cearense e da sociedade civil organizada com fins de fortalecer o debate sobre políticas de igualdade racial no Estado.

Na ocasião foram discutidos temas de relevância como Educação para os Afrodescendentes, Abolição da Escravatura do Ceará, A Trajetória Cosme Bento das Chagas, Saúde da População Negra, Marcos Legais da Política de Igualdade Racial, Sistema Prisional e Desigualdade Racial,  Juventude Negra, As Mulheres Negras, as Políticas Públicas e Ações Afirmativas.

Teve como fomentadores das discussões a professora e Historiadora Deusimara Pereira e o professor e Historiador Alexandre Henrique. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

G1 > Vestibular e Educação